Sobre a Escola
Uma escola do nosso tempo foi fundada por Samir Zacca, descendente de libaneses, nascido em Mostardas em 1979 e ela, Letícia Pereira, Viamonense, nascida em 1978, se conheceram e descobriram que tinham um gosto em comum: a vocação para ensino. Uma das mais nobres e belas vocações que podem contemplar o ser humano.
Seguindo esta vocação para o ensino, sobretudo a vontade de Letícia, criaram em 1996, a Escolinha Anjinho da Guarda, pioneira em ensino infantil na região de Águas Claras. No início eram somente duas salas. Letícia que acabara de fazer o magistério e já tinha um ano de experiência noutra escolinha em Viamão, transformou o pequeno antiestabelecimento de ensino em um sucesso, logo tendo que mudar para um prédio mais amplo para atender a demanda. E o seu primeiro aluno ainda é lembrado, foi o Felipe, filho da Dona Iara.
Em 2005, continuando a dar vazão a vocação para aplicação e desenvolvimento do ensino, começaram a idealizar uma escola modelo para a região. Escola que teria come proposta pedagógica e como eixo o ensino interativo, onde a natureza e a tecnologia estariam integradas, fazendo com que o aluno se sentisse mais atraído pelo ambiente escolar. Samir, em parte, estava se inspirando no Museu de Ciências, onde fizera estagio. Como pessoas de ação, em 2007, passaram da ideia a prática e logo foram procurar um arquiteto e recursos para o futuro projeto. Como já conheciam, o arquiteto Luiz Fernando Pinheiro, com quem já tinham formado uma sólida amizade e reconhecido pela a capacidade profissional pela realização de trabalhos no sítio do casal, tornou-se este, integrante do projeto da escola, com toda a confiança de Samir e Letícia.
Em 2008, comprou-se o terreno da futura escola. Em 2009, o grupo fez uma visita as melhores escolas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, para colherem experiências que se integrassem ao projeto do futuro Colégio Pró-Futuro.
Em 2010, após aprovação do projeto, as obras tiveram início. Certos da influência que a arquitetura exerce sobre o aprendizado das crianças, Samir e Letícia fecharam com Luiz Fernando um círculo em que a some das capacitações dos três buscava uma integração altamente positiva na realização do sonho de uma escola moderna com um ambiente em que as crianças se sentissem atraídas para fazerem parte dele. Dai resultou que o Colégio Pró-Futuro foi projetado e construído com paredes termo-acústicas de gesso acartonado, lousa com formato diferenciado (oval) e de cor clara, sala de atividades multiplas para balé, capoeira, teatro e ginástica olímpica, laboratório de informática com lousa interativa e microscópio digital, locais para salas de aulas ao ar livre, hortas orgânicas, parquinho com madeiramento ecológico, cama elástica, piscina de bolinhas, galpão crioulo, quadra po-liesportiva, corredor amplo que pode unir-se ao refeitório e transformar-se salão de festas, iluminação natural com janelas e paredes de vidro integrando o aluno com a natureza, torneiras automáticas economizam e ensinam a economizar água), sanitários com água regulada, copos descartáveis, toalhas descarta veis, sabonete líquido, álcool gel em pontos estratégicos. O cuidado com a acessibilidade a uma constante no projeto e em breve, quando for construído o segundo andar onde será o auditório, haverá uma rampa de acessibilidade para deficientes físicos e idosos. As portas dos banheiros abrem-se para fora para facilitar o movimento de cadeirantes numa emergência. Além disto, os sanitários tem vasos, pias e demais adaptações necessárias às pessoas especiais.
As salas de aulas tem capacidade para no máximo 18 alunos e não tem mesa e cadeira para a professora que fica circulando de aluno a aluno fazendo assim um acompanhamento mais efetivo. Além disso, os pais que desejarem poderão deixar seus filhos na escola em turno integral. Outro cuidado do colégio é com a democracia do ambiente e para tanto adotou uso de uniformes para todas as classes. Os detalhes não são esquecidos nem nas cores, onde predomina a cor laranja que desperta a atenção e estimula o aprendizado, e o amarelo que acalma e interioriza os pequenos.
A Escola de Ensino Fundamental Pró-Futuro foi projetada para ser uma referência e tudo isso tem, até o momento, 1000 m² de construído, dentro de uma área cercada de 7.000 m² que fica dentro de um todo maior de dois hectares. No momento a escola tem capacidade para 250 alunos e a expectativa de Samir e Letícia é de ir aumentando na medida em que for sendo solicitados pela demanda.
Missão
Formar alunos conscientes, autônomos, que saibam refletir
sobre a realidade social, política, econômica e sustentável
evidenciando uma visão transformadora na sociedade.
Visão
Ser reconhecido como instituição de educação que concretiza
o processo ensino aprendizagem com qualidade,
ética comprometimento, tecnologia e inovação.
Valores
- Respeito as diferenças
- Solidariedade
- Responsabilidade
- Autonomia
- Cooperação
- Comunicação
- Humanização